Levando o cooperativismo de forma dinâmica e original, cooperativa lança livro “Café Cooperativo”

Publicado em: 31 janeiro - 2022

Leia todas


Com abordagem diferente e inovadora, o livro reúne todas as entrevistas realizadas no programa do YouTube

Foi da necessidade de manter vivas as conexões durante o início da pandemia de Covid-19 em 2020, que nasceu o Café Cooperativo, programa de entrevistas transmitido ao vivo no YouTube da cooperativa de crédito Sicoob Cecres. E, agora, este projeto dá um novo e importante passo: o programa transformou-se em um livro, que reúne todas as entrevistas da primeira temporada em uma rica coletânea do pensamento de importantes nomes dentro e fora do sistema.

Com grande variedade de entrevistados especialistas e temáticas que passeiam por mercado econômico, cultura organizacional, saúde mental, cooperativismo financeiro nacional e internacional, inovação tecnológica e terceiro setor, este importante projeto, agora, assume o formato literário na obra “Café Cooperativo – Economia colaborativa, diversidade e inovação: a tríade dos negócios sustentáveis”.

Lançado pelas editoras Confebras e Actual, o livro traz consigo discussões, reflexões e pontos de vistas de personalidades como Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB; Luiz Edson Feltrim, ex-diretor do Banco Central e atual superintendente do Instituto Sicoob; Marcos Vinícius, diretor de operações do Centro Corporativo Sicoob; Edivaldo Del Grande, presidente da Ocesp; Arnaldo Jardim, deputado federal integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo, entre outros nomes notórios dentro e fora do cooperativismo.

De autoria de Taís Di Giorno, diretora presidente do Sicoob Cecres e apresentadora do quadro no YouTube, o livro tem como objetivo a atuação supra sistêmica, a representatividade feminina e o fortalecimento da atuação social. “Toda a renda líquida adquirida pela venda do livro será revertida em ações para o Instituto Sicoob e o Instituto Cecres, instituições focadas no desenvolvimento social da comunidade”, conta Taís. “A obra ainda trabalha para retirar barreiras sistêmicas, unindo o cooperativismo como um todo, e incentivar obras assinadas por mulheres dentro do cooperativismo financeiro, que ainda é majoritariamente masculino”. O programa no YouTube nasceu em março de 2020. Transmitida ao vivo todas as quintas-feiras, a primeira temporada do programa aconteceu com êxito e inaugurou o formato dinâmico na produção de conteúdo dentro do cooperativismo financeiro.

Dividido em trinta e um capítulos, sendo cada um deles um episódio de entrevista do programa, “Café Cooperativo” conta com prefácio escrito pela jornalista e escritora especializada em finanças e economia, Mara Luquet.

“Café Cooperativo – Economia colaborativa, diversidade e inovação: a tríade dos negócios sustentáveis” está à venda no site da livraria Confebras e na Amazon.

Análogo a um bom café, se torna uma leitura surpreendente e indispensável.

Cooperativismo de crédito

O cooperativismo financeiro é um dos ramos do segmento cooperativista, que consiste em uma sociedade de pessoas trabalhando juntas por um objetivo em comum, dividindo resultados, prejuízos e decisões.

Oferecendo produtos e serviços financeiros, o cooperativismo de crédito coloca-se no mesmo patamar que os bancos tradicionais, mas oferecendo taxas mais baixas do que as praticadas no mercado, atendimento mais humanizado e participação nos resultados.

Por ser uma sociedade de pessoas e não de capital, os cooperados, pessoas vinculadas ao sistema cooperativista, conseguem pagar menos para receber os mesmos serviços.

Com páginas em redes sociais, canal no Youtube e intenso trabalho de comunicação pelo cooperativismo, o Sicoob Cecres segue à risca a missão de promover soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio de cooperação, sempre amplificando a voz de todo o segmento.


Fonte: Imprensa Sicoob Cecres


Notícias Relacionadas



Publicidade