Live “Engajamento dos jovens no cooperativismo e o processo de sucessão” abre celebração dos 50 anos da Ocesp

Publicado em: 13 outubro - 2020

Leia todas


Nesta terça-feira, às 11h, a live “Engajamento dos jovens no cooperativismo e o processo de sucessão” abriu os trabalhos da celebração dos 50 anos da Ocesp. Após o vídeo institucional dos 50 anos da Ocesp, a coordenadora de Inteligência de Mercado do Sistema Ocesp, Lajyarea Duarte, deu início à mediação do evento, conduzindo as participações do diretor-presidente da Unimed Franca e do São Joaquim Hospital e Maternidade, Daniel Haber; do presidente do Conselho de Administração da Coplana e membro do Conselho da Socicana, José Antonio Rossato; e do presidente do Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, Jaime Basso.

Rossato apresentou um projeto de engajamento de jovens familiares de cooperados iniciado há alguns anos e comentou sobre o desenvolvimento de lideranças no agronegócio. “A Coplana teve a visão de aproveitar um movimento que a Ocesp capitaneou de trazer o jovem para o cooperativismo. Criamos em 2003 o Núcleo Jovem do Cooperativismo da Coplana, para que o jovem filho, filha, neto e neta de cooperados se aproximassem da cooperativa no sentido de conhecer que organização é essa, de começar a ter uma elo das novas tecnologias desse jovem e uma formação natural de sucessores”, explicou Rossato.

Haber falou sobre a formação e preparação de cooperados para assumirem papéis de líderes em uma cooperativa médica. “A forma que enxergamos de engajar os novos cooperados na parte administrativa é trazendo conhecimento, estudos e embasamento para que o jovem médico conheça o sistema cooperativista”. 

Basso abordou as iniciativas do Sicredi de mobilização dos jovens multiplicadores do movimento, por meio da organização de comitês e ações de voluntariado nos âmbitos regional, nacional e internacional. “Eu não vejo o futuro do cooperativismo sem a participação efetiva do jovem. Nossas agências, nosso atendimento, nossos aplicativos e nossas ferramentas também são voltadas ao público jovem, para que ele possa ter facilidade e entendimento. Essa sabedoria que nós temos de ter daqui pra frente para integrar todos os públicos na cooperativa é fundamental para a sustentabilidade do empreendimento”, comenta.

Agradecimentos e homenagens

live ainda contou com um vídeo de cooperativas parabenizando o cinquentenário da Ocesp. Participaram a Unimed Fesp, Uniodonto Paulista, Cooperativa de Reciclagem Crescer, Sicoob Cooperserv, Coopertrans, Sicredi Noroeste SP e Uniodonto São José do Rio Preto.

Para assistir à live na íntegra, clique aqui.


Fonte: Sistema Ocesp


Notícias Relacionadas



Publicidade