Mais de 70 jovens do Rio grande do Sul apresentam projetos ao programa Crescer Jovem

Publicado em: 22 dezembro - 2021

Leia todas


Jovens de escolas públicas de Passo Fundo e região apresentaram seus projetos na Mostra do Crescer Jovem: cidades inteligentes, programa do Sicredi

Mais de 70 estudantes do ensino fundamental das cidades de Passo Fundo, Coxilha, Mato Castelhano, Ernestina e Pontão apresentaram seus projetos finais para pais, professores, lideranças da comunidade e do Sicredi.

O Crescer Jovem da Sicredi Integração de Estados RS/SC é um movimento único que acredita na força do cooperativismo quando presente desde cedo na vida das pessoas.

Voltado ao público jovem o programa busca desenvolver o sentimento do “fazer juntos” e propiciar oportunidades para que habilidades como a capacidade de inovação e a criatividade sejam inseridas na vida dos jovens e no ambiente da cooperativa, não só para oferecer estratégias de desenvolvimento pessoal como também para gerar impacto efetivo e positivo no mundo.

Em 2021 o programa teve foco no Empreendedorismo Social, com o tema “cidades inteligentes” os participantes apresentaram uma solução criativa, baseada em tecnologia, para problemas sociais que visualizaram em suas cidades, comunidades e escolas.

Para escolherem o tema de cada projeto os estudantes se basearam nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e assim foram desafiados a compreender de que forma os ODS estão presentes em seu município ou escola.

Foram realizados projetos de controle de acesso na escola, acessibilidade, sistema de alarme, tracker para energia solar, sistema de medição de temperatura corporal, identificação para escola e painel de controle de movimentos para economia de energia.

Os estudantes passaram por todas as fases do processo, desde a definição do problema a ser resolvido até o protótipo final usando muita criatividade e tecnologia.

O vice-presidente da Sicredi Integração de Estados RS/SC, Alexandre Palagio disse aos jovens:

“Vocês serão os futuros profissionais que guiarão nossa sociedade à prosperidade. E olhando para os projetos que cada um executou nessa sala eu posso dizer que me sinto orgulhoso e tranquilo, pois se vocês foram capazes de realizar essas grandes obras, saberão, também, ser grandes profissionais. As habilidades e competências que vocês aprenderam e aprimoraram durante todo o percurso nada e nem ninguém vai tirar de vocês, apliquem em cada novo projeto que forem realizar, seja na escola, em casa e na vida”.

O Programa Crescer Jovem do Sicredi é uma iniciativa que desde sua primeira edição, no ano de 2011, promove a vivência do cooperativismo e desenvolve nos jovens as habilidades de liderança, trabalho em equipe e consciência social.

Aprimorado a cada ano, em 2021 o programa contou com a parceria do B-LAB Learning Space, um laboratório de aprendizagem criativa, onde a aplicação e o desenvolvimento de novas metodologias leva crianças e jovens ao domínio crítico e criativo de tecnologias que vão transformar o mundo.

O Crescer Jovem: cidades inteligentes da Sicredi Integração de Estados RS/SC é um movimento para que os jovens façam parte das soluções e não dos problemas do mundo.


Fonte: Diário da Manhã


Notícias Relacionadas:



Publicidade