Movimento cooperativo se prepara para uma série de comemorações e centenários

Publicado em: 07 junho - 2022

Leia todas


Um olhar para o Congresso Cooperativo, Quinzena Cooperativa e o Dia Internacional das Cooperativas

Junho e julho contêm algumas datas importantes no calendário cooperativo, com celebrações de cooperação ocorrendo no Reino Unido e internacionalmente – e alguns aniversários especiais.

Congresso Cooperativo (sexta-feira, 17 a sábado, 18 de junho)

O Congresso Cooperativo do Reino Unido de 2022 tem o tema ‘Empowering Co-operation’ e visa “reunir aqueles que trabalham para construir uma economia mais justa para compartilhar ideias, obter inspiração e agir”. O evento terá lugar em Birmingham de 17 a 18 de junho, com alguns elementos online. 

Os palestrantes incluem a CEO interina do Grupo Co-op, Shirine Khoury-Haq; Andy Burnham, prefeito da Grande Manchester; Tracy Brabin, prefeita de West Yorkshire; Andy Street – ex-chefe de John Lewis, de propriedade dos funcionários, agora prefeito da Autoridade Combinada de West Midlands; Denise Scott-McDonald, Grupo Cooperativo; e Ian Adderley, FCA.

Haverá também um workshop sobre como a tecnologia pode permitir uma economia cooperativa mais robusta e uma sessão sobre o papel das cooperativas nas indústrias criativas. O Congresso de 2022 marca 100 anos desde a primeira cadeira feminina do Congresso ; Liz McIvor, do Co-operative Heritage Trust, conduzirá uma sessão sobre como as mulheres desempenharam um papel central na história cooperativa, desde o primeiro membro feminino até as inúmeras conquistas do Co-operative Women’s Guild – levando a posições influentes realizada por mulheres no movimento cooperativo de hoje. 

Na noite de sábado, a Ceia do Congresso, patrocinada pela Central England Co-operative, mostrará a cooperação internacional, desde o trabalho de apoio às trabalhadoras na Índia, até o empoderamento dos agricultores no Malawi. 

Rose Marley, CEO da Co-operatives UK, disse: “O Co-op Congress é um evento tão importante. É onde o movimento se reúne para debater e negociar; inspirar e aspirar. É também sobre ação e sem ação o movimento não pode se mover! 

“Temos tantos assuntos agrupados em duas datas: tecnologia, assistência social; a economia democrática; ações da comunidade; música; a marca cooperativa ao lado de uma maravilhosa variedade de alto-falantes.

“Também é ótimo que o Congresso esteja de volta como um evento presencial – este ano no Eastside Rooms em Birmingham. Então venha, envolva-se e ajude a construir o movimento.”

Quinzena Cooperativa (segunda-feira, 20 de junho – domingo, 3 de julho)

O Congresso é o pontapé inicial para a Quinzena Cooperativa do Reino Unido (segunda-feira, 20 de junho a 3 de julho de 2022) – duas semanas de celebração das cooperativas e do impacto que elas causam para os membros. 

Antes do evento, a Co-operatives UK lançou uma campanha para promover por que as pessoas adoram cooperativas e desvendar o mistério por trás delas. 

A campanha #UnwrapCoops está pedindo aos membros das cooperativas que digam a diferença que fazer parte de uma cooperativa faz em suas vidas, compartilhando suas histórias em www.unwrap.coop, seja em palavras ou até mesmo como uma gravação de voz. Eles também incentivam as cooperativas a pedirem a seus próprios membros, clientes e funcionários que contribuam com suas histórias. www . desembrulhe . coop , seja em palavras ou até mesmo como gravação de voz. Eles também incentivam as cooperativas a pedirem a seus próprios membros, clientes e funcionários que contribuam com suas histórias. 

A Co-operatives UK usará essas palavras para ajudar a desenvolver materiais para a Co-op Quinzena, envolvendo uma equipe de artistas e designers para produzir trabalhos com base no que recebem. 

Dia Internacional das Cooperativas (sábado, 2 de julho)

No último sábado da quinzena, as cooperativas do Reino Unido se juntarão às cooperativas de todo o mundo para celebrar o 100º Dia Internacional das Cooperativas. Uma década depois do Ano Internacional das Cooperativas da ONU, que mostrou a contribuição única das cooperativas para tornar o mundo um lugar melhor, o slogan #CoopsDay deste ano — Cooperativas constroem um mundo melhor — ecoa o tema do Ano Internacional.

O objetivo do dia é aumentar a conscientização das cooperativas e promover as ideias do movimento de solidariedade internacional, eficiência econômica, igualdade e paz mundial. A International Cooperative Alliance (ICA) preparou um pacote de ação repleto de logotipos (em inglês, espanhol e francês), recursos digitais de mídia social e ideias para compartilhar histórias, em coopsday.coop .

“As cooperativas são o único modelo empresarial com princípios globalmente acordados que se baseiam em valores éticos compartilhados”, disse Bruno Roelants, diretor geral da ICA.


Fonte: CoopNews


Notícias Relacionadas



Publicidade