Nova publicação celebra a história do ICA

Publicado em: 17 dezembro - 2021

Leia todas


Um novo livreto e uma exposição dedicada chamada “Compreendendo nossa história para construir um futuro mais forte” foram produzidos pelo ICA para marcar seu 125º aniversário.

Eles mostram marcos importantes da história da ACI e foram exibidos no Congresso Cooperativo Mundial em Seul, na República da Coréia.

Produzidos pelo ICA sob a coordenação do Diretor de Legislação, Santosh Kumar, e do Diretor de Comunicação, Leire Luengo, eles olham para os primeiros anos do ICA e apresentam depoimentos de cerca de 20 organizações membros que estiveram representadas durante a criação do ICA em 1895, descrições de Congressos anteriores da ICA, bem como uma visão geral da evolução dos princípios cooperativos desde 1844.

O presidente da ACI, Ariel Guarco, escreveu na introdução: “É a nossa Identidade, forjada nestes 125 anos, que nos permite mais uma vez ser resilientes e nos tornarmos um farol que ilumina melhor o caminho para sair desta crise do que quando entramos. Muitas das ações, pessoas e movimentos coletivos que moldaram esta Identidade Cooperativa desde o início do ICA encontram-se nas páginas a seguir. Vamos valorizar esta rica história e continuar a construir juntos um movimento cooperativo forte e transformador … pelos próximos cem anos e além! ”

O livreto também inclui um artigo da historiadora Rita Rhodes, que descreve a evolução do ICA de 1895 até os dias atuais e as contribuições temáticas dos membros do ICA, alguns dos quais estiveram presentes no nascimento do ICA no primeiro Congresso Cooperativo Internacional em Londres em 1895.

Além de celebrar o passado, a publicação também explora o que o futuro pode trazer. Em seu artigo, Martin Lowery, presidente do Comitê de identidade cooperativa da ACI e vice-presidente honorário da National Rural Electrification Cooperative Association (NRECA) dos Estados Unidos, examina a relevância da identidade cooperativa hoje.

Esta publicação de informações históricas foi possível com contribuições temáticas de membros do ICA, alguns dos quais foram representados durante a criação do ICA em 1895, e os recursos de arquivo do Cooperative Heritage Trust, ICA Domus Trust Library e Cooperative News entre outros. Imagens de arquivo, relatórios e recursos completam o projeto. 

Yena Lee, que traduziu o texto para a Exposição de História da ACI em Seul, disse: “A exposição conta a história do primeiro congresso e os esforços para realizá-lo na época. Foi muito inspirador ver quantos países, organizações e pessoas tentaram ajudar a estabelecer esta Aliança Cooperativa Internacional. Seus esforços na época foram notáveis. Esse tipo de história deve ser compartilhado, então eu gostaria de apresentar essa exposição de história a muitas pessoas. ” 

A exposição foi um instantâneo do nascimento do movimento cooperativo global. Nos próximos meses, a iniciativa pretende evoluir para incluir outras peças da história do movimento. Este projeto ressoa com este sentimento capturado por William Pascoe Watkins: “Instituições sociais, como a Aliança Cooperativa Internacional, que perdem de vista seu passado, correm o risco de perder o controle de seu futuro”.

O livreto está disponível aqui .


Fonte: ICA Coop


Notícias Relacionadas:



Publicidade