Novo ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PGDC) será lançado em Minas no próximo dia 17

Publicado em: 12 fevereiro - 2022

Leia todas


Sistema Ocemg promove o evento anualmente com palestrantes estratégicos na área de gestão e governança para dirigentes e gestores de cooperativas do Estado

O Sistema Ocemg realiza, no dia 17 de fevereiro, das 8h40 às 16 horas, o Lançamento do novo ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), que, neste ano, será em formato híbrido, virtual e presencial. O Centro Cultural Unimed-BH Minas, sediará a parte presencial do encontro.

O principal objetivo do evento é apresentar aos dirigentes e gestores de cooperativas modelos de estratégias de gestão e governança, considerando o contexto de inovação tecnológica e se adaptar às novidades para estruturar processos de mudança e implementação de estratégias ágeis de forma robusta e competitiva, com base nos critérios definidos pelo programa.

A fim de enriquecer os debates, foram convidados seis palestrantes que abordarão temas atuais como Perspectivas Econômicas, Desafios e Oportunidade para os Negócios Cooperativos, com a doutora em Economia pela USP e investidora, Zeina Latif; e Gerando Valor e Escalando Negócios, que será abordado por Ricardo Rocha, empresário e referência em implementação de projetos de transformação digital.

Leandro Pinho, superintendente de Recursos Humanos da rede de supermercados Verdemar, conduzirá o painel – As Organizações para Além dos Muros e a palestra Gestão e Cultura com Foco no Cliente; Grazi Mendes, consultora global de tecnologia, abordará o tema Estratégias de Negócios para a Longevidade Organizacional; e Arthur Schuller, cocriador da Plataforma AAA, falará sobre – O Profissional do Futuro. Para encerrar, Pedro Englert, sócio das Fintechs Warren, conduzirá o debate – O Valor da Inovação no Desenvolvimento Organizacional.

Segundo ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o lançamento do PDGC abre oficialmente o calendário de grandes eventos da organização. O dirigente frisa ainda que o aprimoramento da gestão e da governança das cooperativas é prioridade nas ações da entidade, que realiza, ao longo do ano, workshops, mentorias e visitas do programa, a fim de subsidiar e acompanhar as cooperativas em sua aplicação na rotina diária. “Somente em 2021, foram visitadas 107 cooperativas mineiras do PDGC, totalizando mil horas técnicas e contemplando 890 dirigentes e colaboradores”, exemplificou.

Reconhecimento nacional

Lançado em 2013 pelo Sescoop Nacional, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o PDGC é uma ferramenta para a promoção do desenvolvimento das cooperativas brasileiras. E desde a sua criação, Minas Gerais é referência no que se refere à aplicação e participação no programa. Ao longo de oito anos, o Sistema Ocemg visitou 1.506 cooperativas pelo programa.

Além disso, em todas as edições do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, promovido a cada dois anos pelo Sistema OCB para reconhecer as boas práticas de gestão do cooperativismo brasileiro, as cooperativas do Estado têm se destacado em premiações. Na primeira edição do certame, em 2013, oito das 28 premiadas eram mineiras, um percentual de 29% do total. Em 2015, o percentual subiu para 35%, com 11 premiadas das 32 cooperativas vencedoras. Já em 2017, o prêmio reconheceu 41 cooperativas em todo o país e 18 eram mineiras, ou seja, o equivalente a 44%. Em 2019, das 56 premiadas, 28 eram de Minas, um total de 50% das premiações. Na última edição, no ano passado, 40% das 103 premiadas foram de Minas Gerais, 42 cooperativas no total.


Fonte: Portal Segs


Notícias Relacionadas



Publicidade