OCB/GO firma parceria que vai ajudar a criar 100 novas cooperativas

Publicado em: 29 setembro - 2021

Leia todas


O Sistema OCB/GO e a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) firmaram convênio, hoje, que concede desconto de 80% para pedidos de constituição de cooperativas inseridas no projeto Incubacoop Goiás, realizado em parceria com o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Retomada. A estimativa é que o benefício será fundamental para estimular a criação e, principalmente, a formalização de novas cooperativas em Goiás. “Acreditamos que, com a redução destes custos, será possível termos 100 novas cooperativas formalizadas no período de um ano em Goiás”, estima o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira. 

O presidente da entidade do cooperativismo goiano afirmou que o programa Incubacoop Goiás já está 100% operacional, em que o Sistema OCB/GO faz a mobilização e a mentoria para as novas cooperativas, que dispõe de pouco recurso. “Vamos continuar trabalhando para reduzir os demais custos, mas esse primeiro passo já vai ajudar muito na criação de novas cooperativas, devidamente formalizadas”, frisou Luís Alberto.

Euclides Barbo Siqueira, presidente da Juceg, explicou que o desconto é o primeiro passo. “Estamos fomentando a criação e a regularização de cooperativas. Algumas já existem informalmente e agora poderão ser formalizadas. Esse desconto de 80% é para ajudar que têm dificuldade de passar para a formalidade e ter acesso aos serviços do Sistema OCB/GO e benefícios do governo do Estado. Formalizadas, poderão ter acesso às oportunidades que uma empresa normal tem, como solicitar empréstimos”, disse.

O secretário estadual César Moura lembrou que no início da Secretaria da Retomada as análises mostravam que nas regiões onde o cooperativismo é forte, o impacto econômico e social da pandemia foi menor em Goiás. “Desde aquele momento, começamos a investir no cooperativismo. Essa é uma ação a mais do governador Ronaldo Caiado, junto à OCB/GO, que nós fazemos para fortalecer a abertura de cooperativas em municípios de todas as regiões do Estado. É uma ação que vai fortalecer a economia local. Uma pequena cooperativa já começa com 20 pessoas, gerando emprego e renda. É uma saída para esse momento de pandemia para ajudar algumas pessoas a retomar uma atividade formal. Esperamos não viver outra pandemia, mas sabemos que crises econômicas são cíclicas e que de dois em dois anos elas batem em nossas portas”, enfatizou.

Estão aptas a receber o benefício as cooperativas que fazem parte do programa Incubacoop Goiás, incubadora e aceleradora de novas cooperativas, registradas ao sistema OCB/GO; excetuando aquelas que contemplem em seu objeto social atividades econômicas de crédito, mineração, lazer, saúde e infraestrutura e os pedidos de registro de abertura de filial. Para a concessão do desconto deverá ser observado o porte, o ramo de atividade, o capital social e a quantidade de filiais da sociedade cooperativa. A verificação do cumprimento dos requisitos será de responsabilidade da Secretaria de Estado da Retomada. Para pleitear o desconto, a parte interessada deverá preencher formulário próprio e submeter à análise junto à Secretaria de Estado da Retomada, conforme orientações e procedimentos disponíveis no site da Juceg (www.juceg.go.gov.br).

Homenagem

Na solenidade presencial, realizada com os devidos protocolos de segurança sanitária no espaço Inovacoop, do Edifício Goiás Cooperativo, também se fez a primeira reunião dos 14 vogais fora da Juceg, que receberam um troféu como “agradecimento pelo apoio e espírito de cooperação para o desenvolvimento e fomento do cooperativismo no Estado”.

O evento também abriu a programação dos 65 anos da OCB/GO, comemorados em outubro.  


Fonte: Goiás Cooperativo


Notícias Relacionadas:



Publicidade