OCB: Seminário internacional promove intercooperação entre as cooperativas dos países de língua oficial portuguesa

Publicado em: 24 fevereiro - 2021

Leia todas


A Organização Cooperativista dos Países de Língua Portuguesa (OCPLP) promoveu nesta sexta-feira, 19/2, seu 3º Encontro Cooperativo. O seminário internacional debateu os programas realizados pelos países voltados à promoção da igualdade de gênero em cooperativas no mundo lusófono.

O evento reuniu dirigentes de cooperativas, representantes de governos e de organizações representativas dos oito países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Brasil: A gerente de Desenvolvimento Humano de Cooperativas do Sescoop, Geâne Ferreira, apresentou o trabalho realizado pelo Sistema OCB para fortalecer a igualdade de gênero em cooperativas no Brasil. Foram compartilhadas informações sobre os projetos nacionais e internacionais do Sescoop, com relação à temática de gênero.

Portugal: A professora Deolinda Meira, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, de Portugal, apresentou os resultados de pesquisas desenvolvidas no país que medem a participação de mulheres na tomada de decisão em cooperativas. Assim como no Brasil, as cooperativas portuguesas são majoritariamente formadas por mulheres, mas sua participação na liderança ainda é modesta.

Já Eduardo Pedroso, da Cooperativa Antônio Sérgio para a Economia Social, entidade que representa e fomenta o cooperativismo em Portugal, compartilhou dados sobre a participação de mulheres nos diversos ramos de atividade das cooperativas em seu país. Segundo relatou, ainda há uma modesta participação em ramos como o agropecuário e de transportes.

Angola: Ricardina Machado, vice-presidente da Confederação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agropecuárias de Angola, apresentou dados da participação de mulheres nas cooperativas angolanas. Segundo a dirigente, 109 mil mulheres estão ligadas a cooperativas agropecuárias em seu país, dependendo dos empreendimentos para sua subsistência.

Intercooperação

O Seminário é mais uma iniciativa da OCPLP para promover a integração e a intercooperação entre as cooperativas dos países de língua oficial portuguesa. A organização internacional tem desenvolvido atividades virtuais que facilitam o diálogo entre dirigentes de cooperativas, representantes de organizações representativas e de órgão governamentais de fomento ao cooperativismo.

Membro da OCPLP desde sua fundação há 22 anos, a OCB tem apoiado a organização de eventos e a implementação de projetos de cooperação no âmbito da entidade. Nos últimos anos, foram recebidas diversas missões de estudo e cooperação provenientes dos países lusófonos.


Fonte: OCB


Notícias relacionadas



Publicidade