Ocemg segue firmando parcerias em prol do desenvolvimento do cooperativismo mineiro

Publicado em: 11 fevereiro - 2021

Leia todas


O ano já começou com uma boa notícia para o cooperativismo mineiro. A Ocemg assinou na tarde do dia 09 de fevereiro um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (SEDE MG) em prol do desenvolvimento do setor, com ações específicas e que serão monitoradas diretamente pela entidade a partir deste ano junto à Diretoria de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, recebeu o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, representando o governador Romeu Zema, para a formalização do Acordo. Na ocasião, também participaram o Subsecretário de desenvolvimento Regional e Presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop), Douglas Cabido, e a Diretora de Pequenos Negócios e Cooperativismo da SEDE MG, além de Secretária Executiva do Cecoop, Maria Eneila Loyola. Pela Ocemg, estiveram presentes o superintendente, Alexandre Gatti Lages, a Gerente de Relações Institucionais, Isabela Chenna Perez, e o Assessor Institucional, Geraldo Magela da Silva.

De acordo com o Secretário, a experiência de parceria com o Sistema Ocemg é sempre muito satisfatória em função do direcionamento prático para o desenvolvimento e não para o assistencialismo. “Sempre acreditei no cooperativismo e essa parceria é muito produtiva. Precisamos fortalecer cada vez mais as cadeias de negócios em nosso Estado”, sintetizou Passalio. Para o subsecretário Douglas Cabido, esta é a primeira vez que o estado faz um trabalho tão detalhado no âmbito do desenvolvimento de negócios.

O presidente do Sistema Ocemg, reforçou a importância de contar com o apoio do governo para que o cooperativismo siga contribuindo ainda mais para o fortalecimento da cadeia produtiva regional, o que impacta em melhorias para milhares de pessoas e comunidades de Minas.

O encontro ainda serviu para enfatizar os pleitos cooperativistas junto à Sede, como por exemplo ações ligadas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Econômico com operacionalização vinculada às cooperativas de crédito e apoio em relação ao retorno dos recursos do IPVA para os municípios através desses empreendimentos. “Precisamos muito do apoio de vocês para que as prefeituras possam receber o retorno do IPVA via cooperativas de crédito. Isso fará grande diferença para o setor, além do impulcionamento das propostas nas quais temos atuação direta no Programa Minas Livre para Crescer”, defendeu Geraldo Magela.

Em termos gerais, o acordo assinado visa o desenvolvimento de soluções que estimulem a competitividade e garantam a perenidade das cooperativas, via articulação junto ao poder público para o fomento do setor, com promoção à orientação empresarial por meio da capacitação, implantação da cultura da empreendedora, cooperativista, financeira e comercial, entre outros pontos.

Uma reunião técnica para acompanhamento do início dos trabalhos correlacionados ao Acordo ora assinado já foi agendada para o dia 11 de fevereiro.

ACMinas

No dia 08 de fevereiro, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, acompanhado de seu superintendente Alexandre Gatti Lages e da Gerente de Relações Institucionais, Isabela Chenna Pérez, recebeu o presidente da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas), José Anchieta da Silva, e os vice-presidentes da entidade Alessandra Alkimin e Ricardo Diniz. Na ocasião, os representantes da ACMinas fomentaram uma proposta de parceria em prol do setor comercial de Belo Horizonte. Oportunamente, foram discutidos assuntos relacionados à representatividade cooperativista, atuação, números e resultados do setor. De acordo com a ACMinas, em breve será possível apresentar um projeto viável de desenvolvimento para Belo Horizonte com participação de todas as entidades de classe.


Fonte: Sistema Ocemg/ Créditos foto: Matheus Fonseca


Notícias Relacionadas



Publicidade