Para Cocamar, Prêmio SomosCoop contribui para demonstrar ao mercado o grau de competividade das cooperativas

Publicado em: 03 abril - 2021

Leia todas


O cooperativismo é um modelo de negócio diferenciado, baseado em princípios e valores próprios, mas que também necessita estar constantemente empenhado em aumentar sua qualidade e competividade. Nesse sentido, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão destaca, entre todas as cooperativas do país, aquelas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão. É um processo que envolve um alto grau de avaliação, cujo resultado também dá a dimensão ao mercado sobre como os empreendimentos cooperativos estão sendo conduzidos, de acordo com a gerente de Gestão, Qualidade e Processo da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Fernanda Braz Volpato Czusz. 

“Além do reconhecimento da melhoria dos processos da cooperativa, essa iniciativa do Sescoop é importante porque demonstra para o mercado que as cooperativas estão se desenvolvendo cada vez mais e que aplicamos as melhores práticas de gestão e governança, nos colocando num patamar igual ou melhor do que muitas empresas de mercado”, afirma Fernanda. 

A Cocamar é uma das quatro cooperativas paranaenses premiadas em 2019. Ela participa do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão desde 2015, mas concorreu pela primeira vez em 2017, quando foi reconhecida na faixa Prata, no nível de maturidade “Primeiros passos”. “Depois, fomos reconhecidos em 2019, na faixa Ouro, no nível de maturidade “Compromisso com a excelência”, ressalta Fernanda. 

De acordo com ela, o que motiva a Cocamar a participar do Prêmio é a busca pelo aprimoramento constante dos processos da cooperativa e a garantia de que estão trabalhando com as melhores práticas de gestão e governança do mercado, o que tem gerado resultados positivos. “Com certeza, após a premiação, percebemos que somos capazes de colocar em prática o que há de melhor no mercado. O prêmio acaba sendo um estímulo para buscarmos inovações e melhorias nos nossos processos”, afirma. “Nós recomendamos que outras cooperativas participem, pois o programa e o prêmio nos desafiam a buscar o nosso melhor e continuar evoluindo sempre, além disso, o reconhecimento gera satisfação e motivação de todo o time”, acrescenta a gerente. 

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão é promovido pelo Sescoop Nacional a cada dois anos. As inscrições da edição 2021 foram abertas no dia 8 de fevereiro e irão até o dia 30 de abril, por meio do site http://excelencia.premiosomoscoop.coop.br/. Podem participar todas as cooperativas singulares, centrais ou federações registradas e regularizadas com o Sistema OCB.

No Prêmio, as cooperativas são avaliadas por meio de instrumentos de diagnósticos de governança e gestão, de acordo com sua categoria e nível de maturidade, que são três: Primeiros Passos para a Excelência – aplicável às cooperativas que estão em estágio inicial de um programa de melhoria da gestão; Compromisso com a Excelência – aplicável às cooperativas que estão em estágios iniciais de evolução do seu sistema de gestão e começando a medir e perceber melhorias nos seus resultados e Rumo à Excelência – aplicável às cooperativas cujo sistema de gestão está em franca evolução e cujos resultados já demonstram competitividade. 

No Paraná, o Sistema Ocepar promove o Programa de Excelência da Gestão do Cooperativismo Paranaense – PEGCoop para dar suporte às cooperativas do estado nessa área e a Cocamar é uma das fazem parte dessa iniciativa. “A participação no programa tem sido fundamental e é a garantia de que estamos no caminho certo. A ajuda que o Sistema Ocepar nos dá é essencial na busca de ferramentas e casos práticos. Além disso, conseguimos tirar nossas dúvidas e enxergar o programa com mais clareza”, afirma Fernanda. “Como resultado, conseguimos conectar diversas iniciativas existentes na cooperativa, superando a dificuldade que tínhamos antes em manter, reconhecer e registrar várias atividades que desenvolvemos”, frisa. 

Em sua avaliação, o programa poderia ser incrementado com a troca de experiências, seja entre as próprias cooperativas, ou entre cooperativas e empresas de mercado. “Isso possibilitaria conhecer mais práticas que estão sendo aplicadas e nos ajudaria a visualizar novas formas de fazer e aprimorar ainda mais os nossos processos”, finalizou a gerente de Gestão da Cocamar.

Além da Cocamar, outras 51 cooperativas paranaenses já aderiram ao PEGCoop. “O objetivo do programa é viabilizar a evolução das práticas de gestão e de governança, incentivando a melhoria contínua para ampliar a competitividade, maximizar os resultados e transformar os modelos de negócios das cooperativas, tornando-os cada vez mais eficientes e resilientes”, esclarece o coordenador de Gestão Estratégica do Sescoop/PR, Alfredo Benedito Kugeratski Souza, que é responsável pelo programa paranaense.

Os interessados em saber mais sobre o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão e obter mais destalhes ligados ao PEGCoop podem entrar em contato com o coordenador de Gestão Estratégica do Sescoop/PR, Alfredo Benedito Kugeratski Souza, pelo e-mail:  gestaoestrategica@sistemaocepar.coop.br.


Fonte: Sistema Ocepar


Notícias Relacionadas:



Publicidade