Paraná renova, por mais dois anos, compromisso com Pacto Global
Publicado em: 04 janeiro - 2021
O Paraná renovou, por mais dois anos, seu compromisso com o Pacto Global, de acordo com o comunicado de engajamento (COE), enviado na semana passada pelo governador do estado, Carlos Massa Ratinho Júnior ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. O pacto visa incentivar a luta contra a corrupção, defender o meio ambiente e promover um trabalho conjunto em favor dos direitos humanos.
O texto encaminhado à organização reitera a disposição do Paraná de manter como missão de promover a sustentabilidade corporativa. Na oportunidade, o Executivo acrescentou que o estado também desenvolve, em parceria com os municípios, projetos e políticas pioneiras voltadas à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, em sintonia com a Agenda 2030 – que abrange 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, a serem alcançadas até aquele ano.
Desde que assinou pela primeira vez, em 2014, o Pacto Global, o governo paranaense vem adotando medidas relacionadas a boas práticas de gestão, como compliance, reformas administrativas e transparência em gastos e investimentos. Responsável pela coordenação de atividades, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social (Cedes) articula iniciativas com as prefeituras e demais poderes, além de entidades da sociedade civil organizada.
Com adesão aberta a qualquer instituição com personalidade jurídica, o Pacto Global no Paraná resultou na construção de um dos maiores quadros de indicadores ODS desagregados em nível municipal. Atualmente, o estado possui 95 indicadores, em 399 municípios. O desenvolvimento da plataforma BI (Business Intelligence) permitiu o acompanhamento desses indicadores, além de diversas parcerias de execução de projetos em andamento, como o de combate ao desperdício de alimentos, capacitação, alinhamento de planos diretores e instrumentos de planejamento orçamentário.
Além disso, o Cedes também responde pela aproximação do governo estadual com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no que toca ao programa ‘Abordagem Territorial’, que avalia metas e resultados de compromissos globais assumidos por alguns municípios. Ao mesmo tempo, o estado adota uma estratégia de engajamento, denominada “Paraná de Olho nos ODS”, pela qual “se desenvolve capacidades no setor público, em especial, nas áreas de planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas alinhadas aos ODS, utilizando para isso ferramentas de acompanhamento e análise das mencionadas políticas”.
Marcello Sigwalt – Redação MundoCoop
Notícias Relacionadas
- Central Nacional Unimed conquista, pela 3ª vez, ‘Índice Faixa 1 em Garantia de Atendimento’
- Infectologistas da Unimed Campo Grande falam sobre cuidados após vacina contra Covid-19
- Faculdade Unimed oferta bolsas integrais para cursos
- Escoop amplia oferta de cursos de extensão in company para 2021