Pelo terceiro ano consecutivo, cooperativa catarinense conquista posição de destaque no ranking GPTW

Publicado em: 21 dezembro - 2021

Leia todas


Cooperativa investe em integração e capacitação para manter ambiente harmonioso(Foto: Divulgação | Daniel Zimmerman)

Central Ailos se destaca entre as melhores empresas para se trabalhar no Estado na categoria de grande porte

O cooperativismo é um movimento que une empresas e pessoas em prol de um objetivo comum, e sempre foi forte na economia catarinense: hoje, é responsável por 11% do PIB do Estado e registra mais de R$ 4 bilhões em lucros só em 2021. Por meio do trabalho em conjunto, cooperativas de diferentes setores desenvolvem seus segmentos e engajam cada vez mais a sociedade nas transformações sociais e econômicas.​

Com base nesses princípios, foi fundado, em 2002, o Ailos, sistema de cooperativas de crédito que atua na região Sul do país e busca contribuir para melhoria de toda a comunidade. Neste ano, a Central Ailos, que faz parte do sistema e atua como uma cooperativa central, foi novamente reconhecida pela consultoria global Great Place to Work (GPTW) e ocupa a 5a posição no ranking de Melhores Empresas de Santa Catarina na categoria Grande Porte (empresas que possuem mais de 1000 colaboradores). Esse resultado demonstra um crescimento em relação ao ranking de 2020, em que a Central Ailos figurava no ranking de médias empresas (que têm entre 100 e 999 colaboradores), e ocupava o 13o lugar. 

O levantamento, conduzido pela consultoria global Great Place to Work, leva em conta pesquisas internas, respondidas pelos colaboradores das empresas, e busca mapear o clima organizacional por meio da avaliação de aspectos como respeito, camaradagem, credibilidade e orgulho de pertencer à instituição. Neste ano, 215 empresas catarinenses participaram da pesquisa, e 60 foram premiadas.

A Central Ailos é responsável pela prestação de serviços administrativos e de apoio à gestão para todas as 13 cooperativas integrantes, desenvolvendo produtos e serviços financeiros que fazem a diferença na vida dos mais de 1 milhão de cooperados em todo o Sistema. Para Maria Eduarda Wust, integrante do time de Gestão de Pessoas, fazer parte do ranking é prova de que colocar as pessoas no centro do negócio é o que faz a diferença:

— Nosso foco é sempre mudar a vida dos nossos cooperados, e não poderia ser diferente com quem faz essa mudança acontecer aqui dentro da Central Ailos. Está no nosso propósito: pelo bem das pessoas, cooperamos para transformar vidas —, afirma Maria.

Além de fazer parte do “top 5” na categoria Grandes Empresas, a Central Ailos recebeu, também neste ano, o selo GPTW de ótima empresa para trabalhar para Mulheres e Pessoas com Deficiência. Segundo Maria, esse reconhecimento é resultado do esforço constante para evidenciar o propósito da Central na prática e no dia a dia dos 1.105 colaboradores que integram a equipe.​

— A nossa cultura organizacional, o olhar ao ser humano integral, o processo diferenciado de contratação que proporciona o acolhimento desde o primeiro dia na Central, o respeito às diferenças, a transparência nas comunicações internas, e os processos humanizados são o que fazem da Ailos um ótimo lugar para trabalhar, pois entendemos que cada colaborador tem uma necessidade diferente e que podemos nos esforçar para atender a todos —, complementa.

Integração e bom relacionamento mesmo online

Entre as ações promovidas pela Ailos para motivar e integrar os funcionários, Maria destaca a iniciativa de engajar as equipes por meio de atividades de integração. Com o desafio imposto pela pandemia em 2020, muitas empresas precisaram encontrar maneiras de permitir que os colaboradores mantivessem o contato e o clima harmônico, mesmo que estivessem cada um em sua casa:

— Hoje, realizamos programas para fomentar a integração das equipes, com Happy Hours online e até mesmo eventos online com toda a empresa para comemorar nossas conquistas e resultados, como a celebração do nosso Programa de Participação nos Resultados. Além disso, promovemos movimentos de feedback constantes entre as pessoas, para que todos tenham um espaço para falar e possam expressar, uns com os outros, aquilo que pode ser melhorado para construir um ambiente ainda mais harmonioso.

— Para fomentar essa prática, contamos com o programa de comunicação face a face “Fluir”, em que semanalmente são enviadas pautas para os gestores, e cada um deles é responsável por compartilhar essas informações para a sua equipe. Assim, além de fomentar a comunicação, desenvolvemos um momento de conexão com o time, para que todos possam tirar dúvidas e trocar experiências — ressalta Maria.

A empresa aposta também no desenvolvimento de programas internos, como os Multiplicadores da Comunicação, grupo formado por colaboradores de diferentes áreas, contribui na promoção da comunicação e na representação do time da Central de forma ativa, criando um canal amplo de troca e interação, e os Embaixadores da Mudança, formado por cerca de 370 profissionais de todas as cooperativas do Sistema Ailos e que tem papel fundamental na comunicação com os colaboradores. 

Capacitação e oportunidades de crescimento

Uma das principais preocupações da empresa é com o desenvolvimento dos integrantes da equipe. Por meio da plataforma de cursos interna, o Saber On-line (SOL), a Central oferece mais de 150 cursos para os colaboradores, além de treinamentos técnicos e das chamadas “soft skills”.


Fonte: Portal NSC Total


Notícias Relacionadas



Publicidade