Prefeitura cria lei para incentivar cooperativas em Araraquara
Publicado em: 23 março - 2021
Projeto de lei com incentivo a formação de cooperativas foi encaminhado para análise dos vereadores
Um programa de incentivo a criação de cooperativas em Araraquara foi encaminhado pela Prefeitura para análise dos vereadores. A iniciativa, denominada Coopera Araraquara pretende fomentar a criação de cooperativas como alternativa econômica e social.
Com isso, o objetivo da Prefeitura é gerar oportunidades de trabalho e renda em meio à crise econômica devido à pandemia. Segundo a justificativa da proposta, o cooperativismo constitui um dos poucos instrumentos que possibilidade geração de trabalho e renda para uma parcela da população em situação de vulnerabilidade.
“O Coopera Araraquara tem como foco principal o fomento e subsídio de cooperativas para que possamos organizar um grupo ou coletivo para prestação de serviços diante da diminuição de postos de trabalho formal”, explica Jaqueline Barbosa, secretária de Assistência Social.
A medida está na pauta dos vereadores, nesta terça-feira (23), e caso aprovada será articulada pela secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Na avaliação de Jaqueline Barbosa, a cidade está inserida em um contexto de perdas de emprego formal e dificuldade devido à pandemia. “É neste sentido que esses programas vêm dar uma resposta”, afirma.
A ação faz parte de um pacote de iniciativas enviadas para análise dos vereadores e que compõe uma espécie de “socorro social”.
Fonte: A Cidade ON
Notícias Relacionadas:
- Mais de 25 mil agricultores familiares irão receber benefício do Garantia-Safra em abril
- ACI define tema do Dia Internacional das Cooperativas: “Reconstruir melhor juntos”
- Cooperativa expande programa de formação de jovens lideranças para todo Brasil
- BureauCoop: o novo mundo digital do cooperativismo de crédito