Prêmio SomosCoop contribui para a melhoria contínua dos processos, avalia C.Vale

Publicado em: 20 março - 2021

Leia todas


Não é apenas um troféu que as cooperativas ganham quando participam do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, promovido pelo Sescoop Nacional. Além de serem reconhecidas pelo progresso que estão alcançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, elas são estimuladas a prosseguirem nesse sentido, com ações que vão além da premiação em si.

De acordo com o gerente da Assessoria de Qualidade e Comunicação Social da C.Vale, Jonis Everton Centenaro, fazer parte dessa iniciativa contribui para a melhoria contínua dos processos de gestão e governança da cooperativa. “Nos possibilita a participação em capacitações e workshops promovidos pelo Sescoop, a troca experiências com cooperativas de diversos ramos participantes do programa e o benchmarking em empresas fora do sistema cooperativista que adotam a metodologia do MEG – Modelo de Excelência da Gestão, preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade”, afirma. 

A C.Vale foi uma das quatro cooperativas do Paraná premiadas na última edição do Prêmio SomosCoop, realizada em 2019, juntamente com a Unimed Cascavel, Unimed Londrina e Cocamar, quando 56 cooperativas de todo o país foram contempladas. “Participamos desde o lançamento do prêmio, em 2013, no nível de maturidade Primeiros Passos, e temos sido reconhecidos em todos os anos neste nível, na Categoria Prata. Fomos ainda premiados como Destaque em Governança Cooperativa em três das quatro edições”, afirma ainda Centenaro. 

A cooperativa também é uma das 52 cooperativas que integram o Programa de Excelência da Gestão do Cooperativismo Paranaense – PEGCoop, lançado em 2016, a partir da implementação do PRC100, o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. De acordo com Centenaro, a cooperativa decidiu aderir ao PEGCoop com o objetivo de conhecer os critérios de análise adotados pelo programa nos quesitos governança (cooperados, assembleia geral, conselho de administração, conselho fiscal, gestão executiva, comitês e auditorias e resultados) e gestão (liderança, estratégias e planos, clientes, sociedades, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados), visando implantar novas práticas de gestão e governança e aperfeiçoar as existentes na C.Vale. “O programa nos permite comparar se o nível das práticas de gestão da cooperativa está de acordo com o que preconiza o mercado, e nos leva a buscar oportunidades de melhoria”, acrescenta.

Os resultados têm sido bem positivos, segundo Centenaro. “Com apoio do programa, conseguimos obter melhorias na governança e gestão da C.Vale e maior integração entre as áreas da cooperativa na busca por soluções coletivas, por meio de uma visão sistêmica dos processos gerenciais”, ressalta.

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão é promovido pelo Sescoop Nacional a cada dois anos. As inscrições da edição 2021 foram abertas no dia 8 de fevereiro e irão até o dia 30 de abril, por meio do site http://excelencia.premiosomoscoop.coop.br/. Podem participar todas as cooperativas singulares, centrais ou federações registradas e regularizadas com o Sistema OCB.

As cooperativas são avaliadas por meio de instrumentos de avaliação de diagnósticos de governança e gestão, de acordo com sua categoria e nível de maturidade. Aquelas que alcançarem a pontuação definida pela Banca Julgadora recebem o Selo da Excelência. Entre as cooperativas com selo, serão premiadas as que obtiverem os maiores índices. A cooperativa que apresentar as melhores práticas de Governança será eleita Destaque Governança Cooperativista.

Por ser um processo com várias etapas, o coordenador de Gestão Estratégica do Sescoop/PR, Alfredo Benedito Kugeratski, sugere que as cooperativas se organizem para participar do Prêmio. “É importante definir a equipe que irá levantar e descrever as práticas gerenciais dos instrumentos de autoavaliação. Para conseguir cumprir os prazos de diagnóstico dos instrumentos de governança e gestão, e realizar a inscrição ao prêmio, recomenda-se a estruturação de um plano de trabalho multidisciplinar”, recomenda.

De acordo com Souza, a expectativa é de que um bom número de cooperativas paranaenses participe do Prêmio neste ano. Na avaliação dele, isso é importante, especialmente porque valoriza e reconhece o trabalho que as cooperativas estão realizando nesta área, com apoio do Sistema Ocepar. “É a consequência do empenho delas em melhorar a cada dia as práticas de gestão e governança”, destaca. Souza é o responsável pelo Programa de Excelência da Gestão do Cooperativismo Paranaense – PEGCoop, que fornece apoio às cooperativas do Estado nessa área. “O objetivo do programa é viabilizar a evolução das práticas de gestão e de governança, incentivando a melhoria contínua para ampliar a competitividade, maximizar os resultados e transformar os modelos de negócios das cooperativas, tornando-os cada vez mais eficientes e resilientes”, esclarece Souza.

Os interessados em saber mais sobre o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão e obter mais destalhes ligados ao PEGCoop podem entrar em contato com o coordenador de Gestão Estratégica do Sescoop/PR, Alfredo Benedito Kugeratski pelo e-mail:  gestaoestrategica@sistemaocepar.coop.br.


Fonte: Informe Paraná Cooperativo


Notícias Relacionadas:



Publicidade