Presidente da ACI aponta temas para pesquisas acadêmicas cooperativistas

Publicado em: 03 dezembro - 2020

Leia todas


O presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco, participou nesta terça-feira, da celebração dos 45 anos de ensino superior em cooperativismo na Universidade Federal de Viçosa (MG). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Sistema OCB, no Youtube, e também contou com a participação de Geâne Ferreira, gerente de Desenvolvimento Humano em Cooperativismo do Sistema OCB. Além de representantes da própria universidade.

Segundo ele, quando se fala em desafios para a pesquisa que envolve o cooperativismo, há algumas áreas que podem e merecem ser bastante exploradas. “Com certeza, temos a educação cooperativa, como um dos primeiros temas; a economia digital, em segundo lugar; e, ainda, as cadeias de produção sustentáveis, que envolve o cuidado do meio ambiente, com o trabalho decente e a com a igualdade de gênero”, pontua Ariel Guarco.

A gerente de Desenvolvimento Humano em Cooperativismo, Geâne Ferreira, que estudou na instituição, disse que celebrar essa data é essencial para o desenvolvimento do cooperativismo no país, utilizando, como estratégia a união entre teoria e prática.

“Esse é um marco! E, como tal, uma excelente oportunidade para reunir as universidades, o Sistema OCB e suas unidades estaduais e comemorar as conquistas dessa parceria – academia e cooperativas. É também uma oportunidade para falarmos sobre como o Sistema OCB tem trabalhado para estimular as pesquisas em cooperativismo em nível nacional”, comentou a gerente.

Na prática

Ana Louise Fiuza, professora do programa de Pós Graduação em Economia Doméstica e chefe do Departamento de Economia Rural da UFV, reforçou a necessidade de as pesquisas estarem voltadas às demandas. “Precisamos aproveitar este evento para refletirmos sobre a importância do ensino nos cursos de cooperativismo se voltarem mais para as demandas e necessidades da sociedade, com uma leitura voltada às perspectivas concretas acerca das transformações pelas quais a sociedade e a economia mundial atravessam”, enfatizou.

Assista

Clique aqui para conferir como foi o evento.


Fonte: OCB com adaptação da MundoCoop


Notícias Relacionadas



Publicidade