Programa cooperativista de educação “A União Faz a Vida” chega ao estado do Rio de Janeiro

Publicado em: 16 dezembro - 2021

Leia todas


Promover um modelo de educação baseado nos conceitos de cooperação e cidadania. Com essa motivação, o Sicredi está implementando o Programa a União Faz a Vida (PUFV) no estado do Rio de Janeiro. A principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa chega a Lídice, distrito do município de Rio Claro, no Sul Fluminense. Com a novidade, os centros de educação infantil e escolas parceiras poderão atuar com a metodologia de projetos desenvolvida pelo programa que atua na formação continuada de professores de escolas parceiras.

O programa que já impactou mais de três milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil chega pela primeira vez ao estado do Rio de Janeiro pela iniciativa da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, umas das 108 cooperativas do sistema, presente em mais de 60 municípios dos três estados. “Estamos orgulhosos em firmar essa parceria com o município e expandir o programa que representa a importância dos valores cooperativistas e poder agregar à educação infantil, fazendo a diferença na vida das pessoas que estarão envolvidas diretamente com o programa”, afirma o presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Aldo Dagostim.

O evento de lançamento, realizado no Centro Cultural de Lídice, na última segunda-feira (13/12), contou com a presença do prefeito do município de Rio Claro, José Osmar de Almeida, o vice-prefeito, Babton Biondi, a secretária de Educação, Ana Paula da Silva e outras autoridades. “Por meio desse programa, que já é desenvolvido em diversos municípios do nosso país e que agora chega ao estado do Rio de Janeiro por Rio Claro, nossos alunos e professores vão receber capacitação e acompanhamento pedagógico com o objetivo de desenvolver cidadania e cooperação com atividades práticas. É uma ação que vai fortalecer a educação do município, algo bom para todos, pois é por meio da educação que vamos conseguir as transformações que queremos”, afirmou a secretária de Educação.

O Programa A União Faz a Vida iniciou suas atividades em 1995, no município de Santo Cristo, interior do Rio Grande do Sul, e atualmente é realizado em 2,6 mil escolas de 475 municípios de todo o Brasil. O programa atua para despertar a essência do cooperativismo e contribuir para formar uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora. O sucesso da iniciativa está aliado ao engajamento de vários integrantes da rede de compromisso formada pelo Sicredi, educadores, assessoria pedagógica, parceiros, apoiadores e gestores das escolas.

Nas escolas parceiras, a vivência da metodologia coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem por meio das “expedições investigativas”, que são o ponto de partida para a definição dos temas dos projetos cooperativos. Os educadores formulam questões que orientam a visita ao território da investigação e os estudantes vão para a comunidade para observar, experimentar e descobrir o ambiente à sua volta. Após a expedição, os alunos definem, democraticamente, o projeto a ser realizado, escolhendo o tema sobre o qual querem conhecer mais.


Fonte: Imprensa Sicredi


Notícias Relacionadas



Publicidade