Programa de Jovens Profissionais de Cooperativas de Crédito do Conselho Mundial completa 20 anos

Publicado em: 19 outubro - 2020

Leia todas


“Wycup” inclui jovens profissionais de cooperativas de crédito de todo o mundo

Em 2001, o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu) iniciou um programa de bolsas para promover e engajar a próxima geração de líderes de cooperativas de crédito no movimento internacional de cooperativas de crédito.

Ao longo dos anos, o programa de jovens profissionais de cooperativas de crédito do Conselho Mundial (Wycup na sigla em inglês) continuou a se expandir e atrair jovens profissionais de cooperativas de crédito de todo o mundo. Para comemorar o marco de 20 anos, Woccu ​​realizou um evento virtual em outubro.  

“Pensamos globalmente, mas agimos localmente. Isso é exatamente o que fazemos ”, disse o diretor da Wycup, Thom Belekevich.

“No nível local, você está trabalhando para expandir a inclusão financeira e fornecer uma alternativa baseada em valores para suas comunidades. E juntos estamos tendo um impacto global. Juntos somos mais fortes. E juntos estamos inspirando esperança para uma comunidade global. ”

Entre os que recentemente criaram uma rede de jovens profissionais está a Association of British Credit Unions (Abcul). Lançada em 2019, a rede já conta com 123 membros.

O CEO da Abcul, Robert Kelly, disse: “Gostaria de agradecer e parabenizar todos os membros do YPN e nosso comitê dedicado pelos grandes sucessos até agora. Estamos muito satisfeitos com o início e muito satisfeitos em dar aos jovens a chance de mostrar o seu valor em nosso setor e de mostrar que são os líderes de hoje. ” 

Vários ex-alunos do Wycup começaram suas próprias organizações profissionais de cooperativas de crédito jovens regionais e nacionais após participarem do programa.

Maureen Njoroge, uma bolsista Wycup de 2019 da Confederação Africana de Associações Cooperativas de Poupança e Crédito (ACCOSCA) ajudou a lançar a Rede Africana de Jovens e Cooperativas através da ACCOSCA em outubro passado.

“Esta rede foi formada para elevar a voz dos jovens dentro das cooperativas na África e começar a conscientizá-los sobre a necessidade de se associar às cooperativas de crédito, reduzindo assim a lacuna na inclusão financeira”, disse ela.

Brandi Stankovic, diretor de estratégia e diretor de operações de Soluções de Consultoria no CU Solutions Group, escreveu um plano de negócios em 2017 para levar Wycup além de um simples programa de bolsa de estudos.

“Esse plano de negócios foi baseado em três princípios fundamentais: gerar receita, criar uma infraestrutura de crescimento e revigorar o ímpeto”, disse ela. “O programa, é claro, deve ser autossustentável. E nos últimos três anos levantamos quase US $ 200.000 – e o futuro é brilhante ”, disse ela.

O programa Wycup está disponível para líderes emergentes de cooperativas de crédito entre 18 e 40 anos, depois que Woccu ​​decidiu aumentar de 35 o limite de idade para elegibilidade.


Fonte: Coop News com adaptação da MundoCoop


Notícias Relacionadas



Publicidade