Programa do Sicredi inova com “enxadas artesanais”

Publicado em: 04 novembro - 2020

Leia todas


Iniciativa desenvolvida pelo Sicredi a partir de junho último, o movimento “Eu coopero com a economia local” já começa a render alguns frutos de inovação. Um exemplo pode ser dado pelos associados Patrícia Groniskis e Demócrito Ferreira que, há quatro anos, produzem enxadas artesanais Defer – cuja versatilidade facilita a lida do campo – em sua propriedade em Passo do Monte Alegre, localidade do município de Vale Verde (RS). Na verdade, a novidade nasceu da necessidade do filho do casal, Diógenes Ferreira, de dispor de uma ferramenta para capina, no momento em que ele iniciava os estudos de formação em técnico agrícola.

Desde a Expointer 2019, os produtores familiares contam com o selo da Agricultura Familiar, devido à qualificação e inovação nas enxadas. Além delas, o programa do Sicredi – que visa estimular o desenvolvimento econômico da região – contempla ações de fortalecimento da agricultura familiar, como feiras de cooperação, bate-papos virtuais, visitas técnicas, facilidade de crédito, entre outras.

O gerente da agência Sicredi de Vale Verde, Fabiano Linch, anunciou, após uma visita técnica, que a cooperativa intermediou uma consultoria do Sebrae/RS para a montagem de um plano de negócio para a Defer, que ajude os associados a organizar os investimentos em suas propriedades e facilitar o acesso ao crédito. “É uma proposta diferente que, além de trazer segurança a todos, permite que o associado realize seus investimentos a partir da organização, gestão e planejamento do negócio”, acrescenta.

Apresentadas em eventos como as “tardes de campo” por agricultores familiares (Vera Cruz, Passo do Sobrado, Vale Verde e Venâncio Aires), as enxadas Defer (em quatro modelos) têm como característica a versatilidade e inovação no plantio, devido ao fácil manejo. Atualmente, a ferramenta já é vendida pela Internet para todo o país, mas já conta com um pedido para Portugal.

A maior disponibilidade de recursos pelo sistema Sicredi permitirá aos associados investir na ampliação do maquinário, a fim de ampliar a produção. A Defer Artesanato Rural também produz diversas peças em madeira, móveis rústicos e coloniais, cutelaria rústica, cataventos, sem contar com produtos artesanais personalizados.

Um ano de desafios requer a busca de alternativas de superação, tendo em vista o desenvolvimento sustentável, assinalou o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, ao destacar o papel da cooperativa, no sentido de valorizar e apoiar o produtor rural associado.  


Marcello Sigwalt – Redação MundoCoop


Notícias Relacionadas



Publicidade