Sescoop/RJ apresenta oportunidades para cooperativas nas áreas de Meio Ambiente e Sustentabilidade no RISE 2021

Publicado em: 29 maio - 2021

Leia todas


Com apoio da Faperj, evento será realizado de modo online e gratuito, entre 14 e 17 de junho

Com a proposta de apresentar as novas oportunidades de negócios e de empreendedorismo que se desenham nas áreas de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Agronegócio, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ) marca presença no RISE 2021 – Rio Scientific Entrepreneurship. O evento, que acontece entre os dias 14 e 17 de junho de modo online e gratuito, pretende abrir espaço para novos negócios, conexões entre pequenas e grandes empresas, transformando o conhecimento gerado na academia em produtos e serviços.

Superintendente do Sescoop/RJ, Abdul Nasser participará do eixo temático “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, ao lado do analista de monitoramento do Sescoop/RJ, Bruno Fonseca. Os dois estarão na mesa “Empreendedorismo Cooperativo Ambiental: algumas possibilidades de negócios”, que será realizada no dia 15 de junho, a partir das 17h10.

Nesse debate, os representantes do Sescoop/RJ irão explicar o largo horizonte de possibilidades para criação de cooperativa na área de meio ambiente e sustentabilidade, como cooperativas de reflorestamento e recuperação ambiental, cooperativas de geração de energias renováveis, entre outras possibilidades pouco conhecidas.

“Geralmente, se associa as cooperativas aos catadores de material reciclável, que têm ampla participação no setor. Contudo, na área ambiental há mercados ainda pouco explorados no Brasil como, por exemplo, as cooperativas de geração de energia renovável. As pessoas podem se organizar em cooperativas, reduzir seus gastos com energia e ajudar o meio ambiente, utilizando energias limpas, e ainda colaborar para desenvolver economicamente o seu estado”, explicou Abdul Nasser.

Já no dia no dia 17, a partir das 18h40, Bruno Fonseca, analista de monitoramento do Sescoop/RJ, retorna aos debates ao lado do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, no eixo temático do Agronegócio. Os dois integram a mesa “Representações do cooperativismo agropecuário fluminense para o desenvolvimento socioeconômico”, que vai tratar da relevância das cooperativas no Agronegócio do estado do Rio de Janeiro.

O evento, com a participação de 78 líderes empresariais, especialistas em empreendedorismo científico de importantes órgãos de fomento, expoentes da academia e do mercado e representantes do governo, prioriza a troca de conhecimento e experiências, aprendizado, conexões e a realização de contatos, visando futuros acordos para investimento em ações de empreendedorismo científico.

Entre os convidados confirmados desta edição estão: Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ; Guy Perelmuter, fundador e CEO da Grids Capital; Gabriel Robert, CEO da Silimed Indústria de Implantes; Hugo Cabrera, CEO da Vyro Biotherapeutics; Ihvi Aidukaitis, presidente da Associação Brasileira de Startups de Saúde; José Augusto Tomé, CEO da Agtech Garage; Juliana Carvalho, fundadora da Oneskin; Maria Beatriz Bley Martins Costa, CEO Green Rio; Paulo Renato Marques, presidente da Pesagro-Rio; Renato Bueno, business development da Nokia e Renato Luzzardi, R&D Innovation na Bayer Crop Science.

Ao longo dos três dias, serão realizadas diversas atividades, como mural de talentos, conexões entre laboratórios e empresas, conexões entre startups e grandes companhias, cursos, conversas com investidores, palestras, stands virtuais e oficinas de Design Thinking, de Gestão de Projetos e de Patentes, entre outras iniciativas e ações.

O RISE 2021 conta com o apoio financeiro da Faperj e organização da UFRJ, Rede Inteligência Verde, Parque Tecnológico da UFRJ, Rede de Tecnologia e Inovação do RJ, Sebrae/RJ, Senai Cetiqt e das empresas SØLLYTCH, iBench e BeezStudio.


Fonte: Sistema OCB


Notícias Relacionadas:



Publicidade