Sistema Ocemg estimula o desenvolvimento sustentável na região do Alto Rio Pardo

Publicado em: 12 janeiro - 2022

Leia todas


Com o objetivo de desenvolver de forma sustentável as cadeias produtivas de café e bovinocultura de leite da região do Alto do Rio Pardo, no norte de Minas, o Sistema Ocemg está realizando orientações estratégicas, análises de viabilidade e visualizando modelos de negócios, sendo que estes trabalhos podem culminar na criação da Cooperativa Agropecuária dos Produtores da região de Alto Rio Pardo- Coopardo.

Para contribuir para a melhora dos negócios e nas condições socioeconômicas das famílias envolvidas, produtoras de café e leite, o Sistema Ocemg está coordenando e protagonizando o diálogo com os parceiros, conhecendo a realidade dos produtores locais, identificando os gargalos e as potencialidades dos segmentos priorizados, articulando estrategicamente com todas as partes interessadas.

A origem da demanda partiu de um ofício enviado em 21 de julho de 2021, por Jonathan Antunes, técnico na oportunidade da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) de Grão Mogol, para a presidência do Sistema Ocemg, solicitando apoio para a criação de uma cooperativa agropecuária dos produtores da região de Alto Rio Pardo.

O primeiro passo, foi a composição de comitê local de trabalho em Ninheira-MG, envolvendo diversas equipes do Sicoob Credinor, do Senar e da Prefeitura Municipal de Ninheira. A partir daí, foram realizadas diversas reuniões virtuais do comitê gestor local e com o Analista Técnico do Sistema Ocemg João Paulo Palmieri, com o levantamento das necessidades e expectativas dos parceiros e beneficiários locais, para desenho da estratégica e plano de ação inicial, que culminou na realização da Palestra Orientações Básicas sobre Cooperativismo, no dia 17 de dezembro de 2021, com a presença de 40 participantes.

Os próximos passos serão a orientação na possível criação da Coopardo, com apoio aos produtores com análises de viabilidade de forma geral e os modelos de negócios mais favoráveis à realidade do grupo e territórios envolvidos.


Fonte: Sistema Ocemg


Notícias Relacionadas:



Publicidade