Sistema Ocepar lança programa interno de integridade e conformidade

Publicado em: 27 maio - 2021

Leia todas


Com o propósito de acrescentar mais valor às suas práticas de gestão, o Sistema Ocepar deu início, na última terça-feira (25/05), à implementação de um programa de formação e mentoria, em parceria com a PUCPR, similar ao que vem sendo executado nas cooperativas paranaenses filiadas à entidade, desde 2019, por meio do Programa de Integridade e Conformidade. O primeiro treinamento para a equipe interna de profissionais abordou os temas Governança e Compliance.

Segundo o Coordenador de Gestão Estratégica do Sescoop/PR, Alfredo Souza, o evento faz parte de uma das iniciativas priorizadas para 2021, no sentido de desenvolver ações para garantir a segurança, transparência, conformidade e integridade do Sistema Ocepar. “Por esse motivo, a compreensão desses temas por todos os funcionários é fundamental. As três entidades que integram o Sistema Ocepar: Ocepar, Sescoop e Fecoopar, tem por filosofia a transparência, a boa conduta com os recursos administrados, sempre dentro do que exige as leis e praticam ações de integridade, conformidade e de compliance”, lembrou.

Como instrutores, foram convidados os professores da PUCPR, Eduardo Damião, que falou sobre Governança, e Eduardo Agustinho, que tratou de Compliance. Segundo o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, o programa está muito bem alinhado com a universidade. “Em 2018, quando iniciamos essa discussão, fomos buscar consultorias fora. Existia um desconhecimento geral sobre o tema, daí chegamos à conclusão de que não bastaria implantar o programa de compliance, era necessário formar pessoas para poder fazer tudo acontecer. Por isso, trabalhamos em sala de aula para que as pessoas fossem mais preparadas e pudessem colocar em prática aquilo que aprenderam. E quando chegamos na PUCPR, pudemos aliar a teoria com a prática, o que buscamos para o programa. Hoje quatro cooperativas, das 25 que fazem parte do Programa de Compliance, já escreveram seus manuais de boas práticas o que, para nós, já é uma conquista. Desenhamos o formato junto com os especialistas da academia. O comprometimento precisa ser de todos para que o programa tenha êxito”, lembrou Boesche.

O professor Eduardo Damião lembrou que já são mais de 20 anos de relacionamento entre a PUCPR e o Sistema Ocepar. “Muito mais do que conformidade, é a integridade. Lembro sempre de uma fala do reitor Emérito, Irmão Clemente Ivo Juliatto: ‘uma organização não consegue ser melhor do que as pessoas desta organização’. As pessoas que fazem a organização; o sistema é formado por pessoas íntegras e, nessas duas décadas, testemunhamos esta atuação dos profissionais do Sistema Ocepar, pessoas sérias e que se dedicam com muito esforço ao desenvolvimento do cooperativismo no Paraná”, destacou Damião.


Fonte: Sistema Ocepar


Notícias Relacionadas:



Publicidade