Sistemas robóticos agilizam e aperfeiçoam processos em elétrica

Publicado em: 15 fevereiro - 2017

Leia todas


A implantação do R1SP (Robô 1 Serviços Partilhados) permitiu a agilização e o aperfeiçoamento das atividades internas de processos da EDP Brasil, empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização e soluções em energia elétrica. O programa de robotização de seus procedimentos internos, absorvendo os ganhos de eficiência e de qualidade gerados pela inovação e tecnologia, que deve ter esta primeira etapa concluída no primeiro semestre deste ano será implementado em parceria com a EY e foi definido após resultados positivos obtidos pelo RISP no Centro de Serviços Partilhados (CSP) da empresa, no preenchimento de guias tributárias, conciliação bancária e recebimento de notas fiscais.

O plano é expandir a aplicação para atuar em processos corporativos e também das unidades de negócio, em atividades de rotina e que tenham como base regras pré-definidas. A implementação do R1SP contou com um investimento inicial de R$ 1 milhão, com retorno previsto em menos de um ano, principalmente em gastos com hora extra.

Atualmente, 70% do trabalho das equipes está voltado para a execução de processos repetitivos, e apenas 30% do tempo dos colaboradores está direcionado a tarefas analíticas. Com a Robotização, a Companhia pretende reequilibrar esse porcentual, para ter 80% de seus esforços concentrados em atividades de análise crítica, consideradas de alto valor agregado.



Publicidade