Sustentabilidade e responsabilidade social: projetos dão o exemplo em Catanduva
Publicado em: 29 março - 2021
Ação ‘Eu Ajudo na Lata’ entregou cadeiras de rodas e cadeiras de banho para o Lar São Vicente de Paula, aliando espírito solidário ao tema da reciclagem.
O cooperativismo é um movimento econômico e social que se baseia na participação das pessoas para atingir um objetivo em comum e o desenvolvimento coletivo. Além da valorização dos cooperados, esse modelo se destaca pela preocupação com o bem-estar e a difusão dos princípios cooperativistas. Entre eles está o interesse pela comunidade.
A Unimed Catanduva, que é uma cooperativa médica, vem realizando neste ano alguns projetos que promovem seus valores e o espírito cooperativista, unindo sustentabilidade e responsabilidade social e beneficiando a comunidade.
Uma das iniciativas foi em prol do Lar São Vicente de Paula, que cuida de mais de 70 idosos. A instituição conta com auxílio proveniente do poder público e complementa os gastos financeiros e de materiais por meio do telemarketing e de doações mensais.
Para apoiar a instituição, a Unimed Catanduva envolveu a comunidade e participou da ação “Eu Ajudo na Lata”, que foi liderada pelo Sistema Unimed. A cooperativa entregou uma cadeira de rodas e duas cadeiras de banho para o Lar São Vicente de Paula, em Catanduva, beneficiando cerca de 30 cadeirantes da instituição.
A doação foi possível graças ao envolvimento da comunidade, dos colaboradores da cooperativa e da parceria com o Grupo Escoteiro Cidade Feitiço. Durante 11 meses, foram arrecadados 150 quilos de lacres nessa força-tarefa.
Além de contribuir para o atendimento dos idosos da instituição, essa ação promoveu a consciência ambiental.
“Com o auxílio da comunidade e dos nossos colaboradores, conseguimos ajudar mais uma instituição. Se cada um contribuir um pouco podemos, sempre, fazer a diferença. Além disso, contribuímos para um mundo mais sustentável com o incentivo da reciclagem”, disse o médico intensivista Marco Aurélio Guardia, cooperado da Unimed Catanduva que esteve presente na entrega das cadeiras.
Limpeza de áreas públicas
Em mais uma ação para beneficiar a comunidade, a Unimed Catanduva contribuiu na limpeza de áreas públicas do município.
Outra iniciativa aconteceu em parceria com a Prefeitura de Catanduva e visava tornar a cidade mais limpa e mais bonita em diversos pontos. A cooperativa adotou espaços públicos para realizar a limpeza de matos e contratou uma equipe para fazer o serviço numa área de, aproximadamente, 100 mil m². Os serviços foram finalizados em fevereiro.
As áreas selecionadas para a limpeza foram: Terminal Rodoviário (Vila Guzzo), com aproximadamente 10 mil m²; área verde ao lado do terminal, com quase 5 mil m²; área verde até a passarela do córrego Barro Preto, com cerca de 9 mil m²; e Parque Mandaçaí (margens do Rio São Domingos), com mais de 75 mil m².
“Somos uma empresa preocupada com a saúde e o bem-estar da população. Por isso, é importante que a Unimed Catanduva seja braço direito em iniciativas como esta, da Prefeitura, que busca oferecer melhor qualidade de vida a quem passa por esses locais”, disse o presidente da cooperativa, oftalmologista José Renato Pizarro.
A limpeza contribuiu para a prevenção de doenças causadas por mosquitos, como a dengue, ou animais peçonhentos e também beneficiou a população, que poderá aproveitar os espaços para o lazer.
Fonte: G1
Notícias Relacionadas:
- Inscrições abertas para o Encontro de Agentes e Profissionais de RH das Cooperativas
- Mudanças nas normas cambiais abrem caminho para Pix internacional
- Receita Federal arrecadou mais de 137 bilhões em março de 2021
- Mapa lança bases para promoção da agricultura de baixo carbono até 2030