Unicred Central RS lança livro de fotografias em homenagem ao Estado

Publicado em: 11 julho - 2017

Leia todas


Para celebrar sua trajetória de sucesso, ao longo das duas últimas décadas, a Unicred Central RS capitaneou o lançamento de livro com fotografias de Nilton Santolin em homenagem e reconhecimento ao Estado do Rio Grande do Sul, que acolheu a primeira cooperativa do Sistema no Brasil.

Por meio das lentes de Nilton Santolin são mostrados os lugares incomuns das cidades do interior e da Capital, mostrando além de paisagens um pouco de seu casario e sua história. Nestas cidades, o autor mostra a trajetória das cooperativas e a consolidação da marca Unicred, abrangendo todas as regiões do Rio Grande do Sul. O fotógrafo vive em Porto Alegre e começou sua carreira em 1984. Unindo o olhar de repórter com a estética da publicidade, realizou diversos projetos que retratam o cotidiano e a arquitetura de cidades no Brasil e no exterior. Além da forte atuação em grupos de fotografia profissional e exposições no Rio Grande do Sul, já expôs seu trabalho no Rio de Janeiro e no Uruguai. Definindo-se como “um saqueador imagético dos detalhes”, seu maior interesse é impactar o espectador pela leveza ou estranheza da imagem.

O presidente da Unicred RS, o médico Paulo Barcellos, chama a atenção para as fotos, que, além da beleza dos lugares, representam a cultura, o trabalho e as conquistas de cada comunidade que acredita na força da cooperação para a conquista de um futuro melhor. “Se chegamos aonde chegamos, o mérito é dos nossos cooperados, dos nossos conselheiros e colaboradores. São milhares de pessoas que compõem está ampla rede de benefícios mútuos”, afirma.

Para o doutor Osvaldo Carlos dos Santos, primeiro presidente da Unicred RS, “muitos desafios foram enfrentados e muitas conquistas foram obtidas, sempre com a participação muito ativa dos gaúchos. Ao completar 20 anos, a Unicred RS ratifica a importância do Estado para a ampliação da Unicred no território nacional”.

Ao comentar a história da Unicred, o doutor Antônio Moacyr Azevedo, idealizador da Unicred, lembra o que pensavam na época: “Ora, se a Espanha foi capaz de criar um sistema financeiro cooperativo para financiar suas cooperativas de trabalho, por que o Brasil não poderia fazê-lo? Foi assim que a ideia começou a ser avaliada e rapidamente tomou forma”, revela.

O lançamento foi feito em 13 de julho, durante café da manhã para convidados.



Publicidade